Centro de Pesquisa

O acúmulo de experiência de docentes e de pesquisadores do departamento de Política, Planejamento e Administração em Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em gestão e em sistema de informação em recursos humanos (SIGRHS) foi decisivo para a constituição da Estação de Trabalho da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde IMS/UERJ (OBSERVARH-IMS/UERJ), em 1999, pela portaria nº 26 de 21/09/1999 do Ministério da Saúde. Neste período, inicia-se o desenvolvimento de estudos voltados para avaliação de políticas públicas e a difusão do conhecimento produzido através da disponibilização dos sistemas de informação e de estudos em sítio próprio (ambiente web).

Com a instituição da Portaria nº 01 de 11/04/2004 - SGTES/MS, que dispõe sobre o funcionamento da Rede Observatório, são definidos os mecanismos de financiamento, ampliando e regularizando o repasse de recursos para estudos e pesquisas. Neste período é estabelecido o 1º Plano Diretor da Estação IMS/UERJ, que passa a realizar estudos de avaliação das políticas do trabalho e da educação das profissões da saúde. Iniciam-se, também, processos colaborativos com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - PALOPS na área de planejamento e informação de RHS, bem como a análise e disseminação de informação de recursos humanos.

A sua inserção em Instituição Pública Universitária resulta em oportunidades educacionais para alunos de graduação e pós-graduação com elaboração de monografias, dissertações e teses que difundem o conhecimento na área, integrando a formação de novos quadros com as atividades de pesquisa e extensão.   

Linhas de pesquisa

A Estação de Trabalho da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (OBSERVARH-IMS/UERJ) tem por objetivo a produção e difusão do conhecimento sobre a implementação de políticas sobre a força de trabalho em sistemas e serviços de saúde, com abrangência local, regional, nacional e internacional. Os temas incluem informação (SISTEMA DE INDICADORES DAS GRADUAÇÕES EM SAÚDE - SIGRAS), planejamento, dimensionamento, mercado de trabalho, formação, processos educativos, demografia, regulação profissional, práticas e competências, tecnologia, financiamento, recrutamento, fixação, migração, formas de contratualização e gestão.

contato-capa

Pesquisadores

Este espaço é destinado aos nossos pesquisadores, aqui você encontrará os contatos e as linhas de pesquisas seguida por cada um.

Ler mais →

Estudos/Pesquisas

Este espaço é dedicado à identificação de projetos de estudos e pesquisas relacionados à força de trabalho em saúde, desenvolvidos por profissionais das diversas instituições do SUS no estado.

Ler mais →

Galeria de Fotos

Este espaço tem como objetivo o registro de imagens relacionadas às atividades desenvolvidas no campo da pesquisa e formação/capacitação de pessoas para o SUS no estado.

Ver mais →

Notícias

Estação IMS/UERJ participa de treinamento para PlataformaRH
Nos dias 4 e 5 de março de 2015, a Estação de Trabalho IMS/UERJ - Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde, participa de treinamento para ...
Leia mais...

Área Restrita

Informe seu nome de usuário e senha para ter acesso à sua área restrita.

Cadastre-se aqui

Cadastre-se na Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde e faça parte deste time que tem por objetivo contribuir com o trabalho de formação de pessoas e de estudos e pesquisas sobre a força de trabalho em saúde.

Cadastre-se Aqui

Notícias

Curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Núcleo de Saúde Coletiva da UFG (NESC – UFG), em parceria com NESC-UFRN, realizará Curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, nas ...
November 12, 2014
Escola de Participação Popular e Saúde
O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC-UFG), está participando da criação da Escola de Participação Popular e Saúde, coordenada pelo ...
November 12, 2014
Representantes das estações do observatório se reúnem em Brasília
Começou hoje 04/03 a reunião e treinamento dos representantes das estações do Observatório de Recursos Humanos em Saúde. O grupo estará ...
March 04, 2015

Entre em contato

Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios - Bloco G
Brasília-DF
CEP: 70058-900

(61) 3315-2425

Plataforma RH

DEGERTS
SCN - Quadra 02 - Projeção "C"
Brasília-DF
CEP: 70712-902

(61) 3410-4198

degerts@saude.gov.br

Mídias sociais

Escreva-se em nosso jornal:

JoomShaper